quarta-feira, maio 12, 2010

PASTAGEM IRRIGADA E ADUBADA ALCANÇA 98,2@/ha/ano


Local: Fazenda Bom Jardim, Mun. Verdelândia - MG
PASTO IRRIGADO E ADUBADO AUMENTA LOTAÇÃO E PRODUTIVIDADE NO NORTE MINEIRO. No dia 13 de março a empresa ALCANCE – Consultoria Rural realizou seu primeiro DIA DE CAMPO sobre PASTAGEM IRRIGADA no Norte Mineiro, onde apresentou dados interessantes e inovadores para os adeptos a tecnologia de pastagem irrigada. Localizada no Norte de Minas, município de Verdelândia – MG, a Fazenda possui o desafio ter que produzir Carne com apenas 700 mm de chuva anuais, normalmente ocorridos de Novembro a Março, isso quando não ocorrem anos secos.

O projeto teve início em 2004 com a ALCANCE – Consultoria, onde foi levantado o Diagnóstico técnico e econômico mostrando o potencial da Fazenda. Nessa na época (2004) não sabíamos a vazão real dos poços da fazenda, começamos irrigando Cana e depois de 4 anos confinando 400 a 600 cabeças onde o volumoso vinha dos 10 hectares de Canavial irrigado preferimos aumentar a área irrigada que é 2,5 vezes mais econômica que o Confinamento.

Após acharmos mais água na fazenda, onde essa é seca de água superficial mas rica em água subterrânea, colocamos como meta chegar a 10% de área útil em pasto irrigado. Aumentando a segurança do planejamento alimentar já que na região é comum a cada 10 anos termos 2 grandes secas que chovem 30% abaixo da média que é em torno de 700 mm e no ano Seco chove apenas 490 mm.

Assim a Cana seria substituída por pasto irrigado no médio prazo, no curto prazo ela é usada no período de transição quando se iniciam as chuvas em outubro/novembro (chamamos essa técnica de Sequestro). Onde são confinados +/- 50% do rebanho no cocho consumindo cana+uréia (urecana) mantendo o peso enquanto os pastos atingem a altura certa para o manejo, este custo tem ficado o mesmo que um aluguel de pasto na região , em torno de R$ 12 a 14/cabeça/mês.

No futuro se conseguir abrir mais áreas, coisa que nos dias atuais não contamos, mas se conseguirmos poderíamos abrir mais 900 ha. Se isso não ocorrer iremos intensificar enquanto for possível para rentabilizar as fazendas, visto que as terras se valorizaram muito nos últimos 10 anos, 10% a.a.. Integrando com outra fazenda maior que a família tem a 70 km desta fazenda, fazendo Cria, lá que tem um acesso mais difícil nas águas (7 horas de carro, 10km/hora no período chuvoso e 4 horas de viagem na Seca) e Engordando na Fazenda Bom Jardim que fica a poucos quilômetros do frigorífico (60 km). Temos também 300 hectares no projeto Jaíba que é o maior perímetro irrigado do mundo, com 130 mil hectares irrigados. Lá serão instalados mais pivôs para desmamar os bezerros na Fazenda Agroverde, engordando a pasto e abatendo os animais antes dos 20 meses de idade.

A área da fazenda total é de 3.211 hectares, mas possui apenas 1100 hectares de pastagem efetiva. Já a área Irrigada não é grande, são apenas 10 hectares de capim Vaquero, 10 ha de capim Xaraés, 1 ha de capim Tifton 85 e ainda 10 ha de Cana Irrigada. No inicio do projeto a taxa de lotação era apenas 0,70 UA/ha (315 kgPV/ha), não mais que mil cabeças em toda a fazenda. Mas só no primeiro ano de trabalho e com a introdução de tecnologias de processo como Manejo da pastagem houve aumento de 30% na taxa de lotação da fazenda, passando para 1,00 UA/ha (450 kgPV/ha) e próximo de 1500 cabeças na média ano. Após a introdução da Irrigação da Pastagem, em apenas 2% da área útil de pastagem houve aumento da taxa de lotação para 1,51 UA/ha (680 kgPV/ha) , ou seja, um aumento de 51% da taxa de lotação.

Impacto do sistema na fazenda como fator de aumento da renda:
Área Pastagem Extensiva 1154 ha (97%) com suporte de 1154 UA.
Pastagem Intensiva 21 ha (2%) com suporte de 210 UA.
Cana 10 ha (1%) com suporte de 420 UA.
Total 1185 ha (100%) com suporte 1784 UA.

Impacto UA/ha com uso de irrigação 1,51 de Diferença UA/ha ou aumento de 0,51 UA/ha na Fazenda

Comentário: A introdução da tecnologia com 2% da área útil de pastagem irrigada e adubada, mais 1% da área útil com Cana Irrigada aumentou em 51% a lotação média da Fazenda. Melhor que isso é o resultado obtido com o ganho de peso da Boiada que chega a ser superior a 9,5@ por cabeça ano, ou 785 gramas/cabeça/dia somente suplementando com sal mineral. 


Outro detalhe importante é que todas as pesagens passam por jejum de 14 horas para padronização das pesagens. A produção total de arrobas (@) foi de 98,2@/ha/ano ou 2.946 kg de peso vivo por hectare. Sendo manejado com 11,3 cabeças/ha/ano e uma produção por animal de 9,55@/cabeça/ano ou 286,5 kg de peso vivo por cabeça/ano. É comum encontrarmos em outros projetos de Irrigação de pastagem resultados mais modestos de ganho de peso, como 550 a 600 gramas por cabeça/dia. No entanto no caso da Fazenda Bom Jardim, trabalhando com animais inteiros, eles selecionam a boiada que entrará no sistema intensivo através de pesagens anteriores. “Somente os animais CABECEIRAS (mais produtivos) entram nos pastos irrigados e adubados, dessa forma otimizamos nossa engorda” . Segundo Gustavo (Alcance) é possivel dobrar esses resultados se houver suplementação concentrada no cocho com o gado a pasto irrigado, fica muito mais econômico suplementar com o pasto irrigado e adubado do que confinar.
Os investimentos iniciais com Confinamento podem inviabilizar o sistema, alem deque em varias regiões do Pais o grão chega mais caro sendo necessário otimizar a engorda a pasto para melhorar a receita do produtor. Pensando em melhorar o nível técnico do dia de campo a ALCANCE convidou o grupo GEPFOR e o Prof. Luis Cesar Drumont para participarem do evento. O GEPFOR apresentou resultados preliminares dos projetos em andamento na UFV – Campos do Rio Paranaíba – MG. Onde esses avaliam os capins : Mombaça, Xaraés, Tifton85, Mulato II e capim Vaquero. O diferencial dessas avaliações é que a região do campus esta a 1100 metros de altitude e no Brasil não temos dados de pastagem intensiva nesse micro clima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário